top of page
Image by Fringer Cat

O 5º Simpósio Nacional do Rádio

O Simpósio Nacional do Rádio é um evento realizado a cada 2 anos, concebido a partir do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É, tal qual os encontros anuais no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, um espaço afetuoso de trocas e diálogo sobre a mídia sonora.

Em 2022, ano de eleições gerais no Brasil, a 5ª edição do Simpósio teve como tema o papel do rádio e das mídias sonoras no enfrentamento aos desafios do cenário político brasileiro. Pesquisadoras e pesquisadores foram convidados a repensar a mídia sonora num difícil ano de cobertura eleitoral: Como a produção sonora contribui para elevar a qualidade do debate público? A quem serve as posições políticas dos comunicadores? Qual a relevância e credibilidade da mídia sonora frente aos serviços de mensagens e “influencers” nas mídias sociais? Como as mídias sonoras podem ajudar a defender nossa democracia?

O evento contou, ainda com um amplo debate sobre podcasts e streamings: diferentes sessões de trabalhos analisaram, de forma crítica, a crescente importância desses novos meios e canais de comunicação sonora.

Nos painéis especiais, além de uma fundamental discussão sobre a gestão da informação nas mídias sonoras (painel 1), também foram apresentados temas como metodologias de pesquisa (painel 2), a plataformização dos esportes (painel 3) e o futuro do modelo de negócio radiofônico (painel 4). 

Todas as sessões de trabalhos e painéis podem ser assistidas na playlist especial montada no canal do YouTube do GP Rádio e Mídia Sonora (link no topo da página)

O 5º Simpósio Nacional do Rádio foi realizado de forma virtual pelo PPGCom Anhembi Morumbi (São Paulo) entre 04 e 06 de maio de 2022.

O Simpósio

O PPGCom Anhembi Morumbi

Em 2021, o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi completou 15 anos. Sediado no Campus Vila Olímpia, em São Paulo, oferece cursos de Mestrado e Doutorado, em sua área de concentração em Comunicação Audiovisual.

O programa conta a Insólita - Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário.

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte do Ecossistema Ânima.

O PPGCom

O GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom completou 30 anos em 2021. Foi fundado junto com os primeiros Grupos de Trabalho, ainda em 1991, com o nome de "GT Pesquisa em Rádio". O grupo teve diversos nomes ao longo da existência, sempre de acordo com as diretrizes da Intercom. Desses, destacam-se, em 2001, a mudança para Núcleo de Pesquisa Mídia Sonora, e em 2004, com o retorno da palavra rádio: Núcleo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora. O nome atual foi adotado em nova reestruturação da Intercom, em 2009.

De acordo com sua ementa, o GP abrange estudos do rádio e da mídia sonora em uma amplitude de abordagens: teoria, linguagem, técnicas, mercado, história, ética, arte programação, produção, recepção, experimentação e os diferentes formatos.

Coletivamente, o grupo já produziu 24 obras, fora as incontáveis contribuições de seus pesquisadores no congresso anual da Intercom. O GP Rádio e Mídia Sonora apoia a publicação da Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora.

  • Facebook
O GP Rádio

O Núcleo de Estudos de Rádio (UFRGS)

O Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi criado em 2 de novembro de 2016, sob a liderança do Prof. Dr. Luiz Artur Ferraretto, como um grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), certificado pela instituição jundo ao CNPq. 

Hoje, o NER reúne pesquisadores de diversas regiões do país em sua missão de "estudar o rádio e outros meios sonoros, aprendendo, formando pesquisadores, identificando necessidades e problemas, analisando possibilidades, propondo alternativas e reforçando o papel da universidade pública na construção e na consolidação do Estado democrático de direito..

NER
bottom of page