Painel 3 - NER

A plataformização da cobertura esportiva no rádio em tempos de streaming e podcasts

05 de maio, 14h00

As transformações do ecossistema midiático têm afetado diferentes campos da produção sonora, e a cobertura esportiva não ficou de fora. Com o fenômeno da plataformização das comunicações, observamos um espraiamento dos esportes nos novos formatos de distribuição de mídias sonoras. De um lado, estações de rádio têm tornado seus conteúdos disponíveis nas redes, de modo síncrono e assíncrono. De outro, especialmente por conta da facilidade de produções de podcasts, novos atores começam a ocupar espaços, por vezes com programas que apenas em parte remetem ao rádio tradicional.


Em meio a essas transformações e novas possibilidades, como fica o trabalho de quem se dedica à cobertura esportiva? De que forma as estações de rádio vêm acompanhando as tendências dos streamings e dos podcasts? E a produção independente, qual tem sido sua colaboração?


Este painel, oferecido e organizado pelo Núcleo de Estudos de Rádio - NER-UFRGS, abre a nossa “jornada esportiva” na tarde de quinta-feira, dia 05 de maio. No formato de uma mesa redonda, vamos conversar sobre as principais transformações e os caminhos que se abrem para o esporte mediado pelas ondas sonoras.

Prof. Dr. Ciro Augusto Francisconi Götz

beth_saad.png

Ciro é doutor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Jornalista formado pela Unisinos, atuou pelas rádios Guaíba e Grenal como repórter e narrador esportivo. Foi professor das disciplinas de radiojornalismo da Faculdade Ielusc. É autor do livro As Vozes do Gol – História da Narração de Futebol no rádio de Porto Alegre.

PUC Rio Grande do Sul

Prof. Ms. Carlos Guimarães

beth_saad.png

Carlos Guimarães é doutorando em Comunicação pela PUCRS e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. É professor no curso de jornalismo na ESPM Porto Alegre. Trabalha com jornalismo esportivo desde 1999, com passagens pelas rádios Gaúcha, Bandeirantes e Guaíba. Atualmente, é comentarista esportivo e coordenador de esportes da Rádio Guaíba. É autor de dois livros: Peleia - os 50 maiores jogos da história do futebol gaúcho e O comentarista esportivo contemporâneo - novas práticas no rádio de Porto Alegre.

ESPM e PUC do Rio Grande do Sul

Prof. Ms. Bruno Balacó

beth_saad.png

Bruno Balacó é jornalista, pesquisador, podcaster e cronista esportivo multiplataforma. Doutorando em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestre em Comunicação pela UFC e especialista em Mídias Digitais pela Estácio. Pesquisa radiojornalismo esportivo e podcasts. Integra os grupos de pesquisa da Práxisjor, da UFC, e Núcleo de Estudos de Rádio (NER), da Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS). É também membro-fundador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Atua como jornalista no Grupo Cidade de Comunicação, de Fortaleza, sendo um dos responsáveis pela produção de conteúdo da plataforma de esportes Camisa 8. Produz os podcasts PapoCom e Camisa 8.

Universidade Federal do Ceará

Mediação

nara.png

Profa. Dra. Marizandra Rutilli

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é integrante do LEME/UERJ - Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, do Projeto de Extensão da UEPG denominado Cultura Plural. É pesquisadora de história do rádio, narração esportiva e rádio esportivo e integra o Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (NER).