Painel 1

Gestão da informação e o papel das mídias sonoras

04 de maio, 9h40

Temos vivenciado, nos anos recentes, um cenário de instabilidade política crescente, marcado por disputas pela legitimidade das narrativas e dos discursos. O jornalismo sob ataque é a contraparte visível da ampliação dos espaços de circulação de informação, como os sites de redes sociais, onde fake news e desinformação proliferam. As mídias sonoras em transformação contribuem para esse cenário: de um lado, o rádio e a credibilidade de seus comunicadores se alinham a correntes políticas variadas; de outro, os podcasts que abrem espaços, muitas vezes, para narrativas que não encontram lastros na realidade.


Dado esse cenário, este painel é uma provocação para refletirmos sobre o papel político contemporâneo das mídias sonoras, especialmente diante do que estamos vivemos com a pandemia de Covid-19, e o que viveremos com as eleições gerais de 2022. O debate atravessará tópicos como: desinformação, mídias sociais, radiojornalismo e podcast, indo além da mídia sonora, em direção a uma reflexão mais ampla sobre a gestão da informação e o papel dos meios ditos tradicionais.

Profa. Dra. Elizabeth Saad Corrêa

beth_saad.png

Beth Saad é professora titular sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração - ECA-USP, também credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de comunicação digital e jornalismo digital. É coordenadora do grupo de pesquisa COM+ (www.grupo-ecausp/commais), registrado no CNPq.

Universidade de São Paulo

Prof. Dr. Luiz Artur Ferraretto

beth_saad.png

Ferraretto é professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Suas pesquisas nos ajudam a entender o passado e o futuro do rádio e das novas mídias sonoras..
Luiz Artur Ferraretto coordena o Núcleo de Estudos de Rádio (NER), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (https://nergrupo.wordpress.com/), grupo de pesquisa parceiro do 5º Simpósio Nacional do Rádio.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Dra. Cecília Lima

beth_saad.png

Cecília Lima é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.
Cecília é responsável pelo projeto de pesquisa “Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre COVID-19", que teve como objetivo analisar conteúdos informacionais (incluindo as notícias falsas) que circulam nos sistemas midiáticos; e o projeto de extensão “Coronavírus em Xeque”, que prevê a produção de conteúdos radiofônicos, televisivos e digitais, com o objetivo de desmentir boatos e analisar estratégias de desinformação circulantes durante o período da pandemia da Covid-19.

Universidade Federal de Pernambuco

Mediação

nara.png

Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin

Universidade Anhembi Morumbi

Nara Lya Cabral Scabin é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP. Jornalista formada pela ECA-USP. Professora do Programação de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Coordena o grupo de pesquisa RisoMídia - Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e o GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, da INTERCOM.