O GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom completou 30 anos em 2021. Foi fundado junto com os primeiros Grupos de Trabalho, ainda em 1991, com o nome de "GT Pesquisa em Rádio". O grupo teve diversos nomes ao longo da existência, sempre de acordo com as diretrizes da Intercom. Desses, destacam-se, em 2001, a mudança para Núcleo de Pesquisa Mídia Sonora, e em 2004, com o retorno da palavra rádio: Núcleo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora. O nome atual foi adotado em nova reestruturação da Intercom, em 2009.

De acordo com sua ementa, o GP abrange estudos do rádio e da mídia sonora em uma amplitude de abordagens: teoria, linguagem, técnicas, mercado, história, ética, arte programação, produção, recepção, experimentação e os diferentes formatos.

Coletivamente, o grupo já produziu 24 obras, fora as incontáveis contribuições de seus pesquisadores no congresso anual da Intercom. O GP Rádio e Mídia Sonora apoia a publicação da Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora.

  • Facebook